Março 28, 2018

Trabalhos de Euterpe

Livros

Pereira, André Vaz, Nery Borges, and Helena Marinho. 2018. Catálogo das obras musicais de Elvira de Freitas na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Aveiro: UA Editora.

Marinho, Helena, Maria do Rosário Pestana, Maria José Artiaga, e Rui Penha, coord. 2020. Hidden archives, hidden practices: Debates about Music-Making. Aveiro: UA Editora.

Ramos, Conceição, Catarina Roquette, and Filipa Cruz, ed. 2019. Maria da Graça Amado da Cunha: Uma presença singular no meio musical português. Cascais: Fundação D. Luís.

Capítulos de livros

Artiaga, Maria José. 2017. “Josephine Amann, uma maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2.ª metade do século XIX”. In Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXesiècles), edited by Maria Graciete Besse, Maria Araújo da Silva, Ana Paula Coutinho, and Fátima Outeirinho, 291–99. Paris: Éditions Hispaniques.

Marinho, Helena. 2017. “Vozes femininas na colecção de correspondência do compositor Frederico de Freitas”. In Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXesiècles), edited by Maria Graciete Besse, Maria Araújo da Silva, Ana Paula Coutinho, and Fátima Outeirinho, 301–10. Paris: Éditions Hispaniques.

Pestana, Maria do Rosário. 2017. “Mulheres migrantes e o fado: Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória”. In Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXesiècles), edited by Maria Graciete Besse, Maria Araújo da Silva, Ana Paula Coutinho, and Fátima Outeirinho, 311–21. Paris: Éditions Hispaniques.

Artigos

Carvalho, Sara. 2017. “moon chunks: Creating Musical Meanings” Revista Vortex5, no. 2: 1–19.

Carvalho, Sara. 2017. “Gesture as a Metaphorical Process: An Exploration through Musical Composition”, Revista Vortex5, no. 1: 1–9.

Cascudo, Teresa. “The Musical Salon of the Countess of Proença-a-Velha in Lisbon: A Case of Patronage and Activism at the Turn of the Twentieth Century.” Nineteenth-Century Music Review14 (2): 195–210. doi:10.1017/S1479409816000070.

Marinho, Helena. 2018. “Das palavras e da música: Intersecções na obra de Fernanda de Castro”. Revista Escrita24. doi:10.17771/PUCRio.escrita.34319

Comunicações

Artiaga, Maria José. 2016. “Josephine Amann, uma maestrina entre a Europa, os Estados Unidos e Portugal na 2ª metade do século XIX”. Paper presented at the conference Exiliência de Mulheres no Mundo Lusófono (sécs. XX-XXI), Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Artiaga, Maria José. 2017. “Representações da mulher na imprensa periódica do século XIX”. Paper presented at the conference Jornadas do NEMI (Núcleo de Estudos em Música na Imprensa), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Artiaga, Maria José. 2017. “A Gazeta Musical de Josephine Amann”. Paper presented at the conference 5º Congreso MUSPRES, organizado pela Sociedad Española de Musicología, Biblioteca Nacional, Lisboa.

Artiaga, Maria José. 2018. “Josephine Weinlich-Amann, uma mulher empresária, compositora, maestrina e editora musical que viveu e morreu em Portugal”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Artiaga, Maria José. 2018. “Josephine Weinlich, a conductor of female and male orchestras in the last quarter of the 19th century”. Paper presented at the International Conducting Studies. Conference. Oxford: St. Anne’s College, University of Oxford.

Borges, Nery e André Vaz Pereira. 2018 “Elvira de Freitas: catalogação do espólio musical, edições críticas musicográficas e publicação das memórias da compositora”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Braga, Helena Lopes. 2017. “Benoît and Szönyi: Women composers communicating in the mid-20thcentury.” Paper presented at the conference Communicating Music Scenes: Networks, Power, Technology, Institute for Musicology, Budapest University of Technology and Economics.

Caixinha, Hélder, Maria do Rosário Pestana e Helena Marinho. 2018. Connecting the worlds of music with a shared ICT infrastructure for a digital archive deployment, a collaborative research support tool and a deliverables’ dissemination platform. Paper presented at the conference Archives in the Age of Digital Humanities. Évora: University of Évora.

Carvalho, Sara. 2017. “Gesture, indeterminacy and gender in collaborative composition”. Paper presented at The First International Conference on Women’s Work in Music, Universidade de Bangor.

Carvalho, Sara. 2018. “Gesto e género em Spinning Yarns (II)”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Carvalho, Sara. 2017. “a3: an audience of performers”. Paper presented at the International Symposium on Performance Science. Reiquejavique: Harpa.

Carvalho, Sara. 2018. O Ciclo de Canções “Canto em ti”. Paper presented at the XII Encontro Nacional da APEM 2018 – “As palavras e a música: linguagens que se tocam”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon.

Cascudo, Teresa. 2017. “Música para a elite: Folheando o diário de juventude de Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso”. Paper presented at the Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017: Património e memória de uma colecção musical. Porto: Universidade Católica Portuguesa.

Chambel, Mónica, and Alfonso Benetti. 2018. “Capdeville XXI: a reconstrução de um legado”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Chambel, Mónica, Helena Marinho and Alfonso Benetti. 2018. “Práticas performativas experimentais: A recriação de Don’t, Juande Constança Capdeville. Paper presented at ENIM 2018. Porto: ESE do Instituto Politécnico do Porto.

Cruz, Filipa. 2018. “’Com o mais cordial e sincero dos ódios sou a sua infeliz secretária’: Maria da Graça Amado da Cunha. Paper presented at the Simpósio “Desafios e problemas de investigação em género e musicologia no séc. XXI” (NEGEM / CESEM). Lisbon: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Cruz, Filipa. 2018. “‘Afinal onde está a origem de tantos atritos e mal-entendidos?’: Maria da Graça Amado da Cunha e Maria Helena de Freitas Branco nos bastidores da cultura musical portuguesa do século XX”. Paper presented at ENIM 2018. Porto: ESE do Instituto Politécnico do Porto.

Liberal, Ana Maria. 2017. “’The dream of my life, being a conductor’: Berta Alves de Sousa’s conducting career”. Paper presented at The First International Conference on Women’s Work in Music, Universidade de Bangor.

Liberal, Ana. 2018. “«Não falta (…) quem julgue incompatível com o sexo de Eva a direcção de uma orquestra»: a carreira de maestrina de Berta de Alves de Sousa”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Marinho, Helena. 2016. “Música erudita e género em Portugal no séc. XX: Presença/ausência feminina na colecção de correspondência do compositor Frederico de Freitas”. Paper presented at the conference Exiliência de Mulheres no Mundo Lusófono (sécs. XX-XXI), Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Marinho, Helena. 2017. “20th-/ 21st-century women composers in Portugal: Research perspectives”. Paper presented at the 2nd International Music Symposium, International Centre of Goa, University of Goa.

Marinho, Helena. 2017. “Songs of a nation: Repertoire and history of the Feminine Musical Group of Porto”. Paper presented at The First International Conference on Women’s Work in Music, Universidade de Bangor.

Marinho, Helena. 2017. “Redes de sociabilidade e criação musical: Fernanda de Castro no contexto português do séc. XX”. Paper presented at the Encontro Nacional de Investigação em Música 2017. Braga: Universidade do Minho.

Marinho, Helena, André Vaz Pereira, António Sarmento Dias, and Bernardo Santos. “Euterpe unveiled: 20th-century Portuguese piano repertoire by women composers”. Paper presented at the conference Research Hands on Piano. Aveiro: Universidade de Aveiro, Aveiro, Janeiro de 2018.

Monteiro, Francisco. 2017. “Clotilde Rosa: Uma mulher da vanguarda”. Paper presented at the Encontro Nacional de Investigação em Música 2017. Braga: Universidade do Minho.

Monteiro, Francisco. “Clotilde Rosa: entre a pessoa e a vanguarda”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Pereira, André Vaz, and Helena Marinho. 2017. “Elegia a Euterpe: música no feminino na Colecção Maestro Manuel Ivo Cruz”. Paper presented at the Jornadas Maestro Manuel Ivo Cruz 2017: Património e memória de uma colecção musical. Porto: Universidade Católica Portuguesa.

Pereira, André Vaz. 2017. “Agora sim!”: Contributos para o estudo do espólio e legado como compositora, maestrina e pedagoga de Elvira de Freitas. Paper presented at the Encontro Nacional de Investigação em Música 2017. Braga: Universidade do Minho.

Pereira, André Vaz. 2018. “Contributos da Associação de Classe dos Músicos Portugueses para a afirmação do estatuto da mulher intérprete no início do século XX”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Pereira, André Vaz. 2018. “Mulheres intérpretes inscritas no Sindicato Nacional dos Músicos entre 1934 e 1942”. Paper presented at ENIM 2018. Porto: ESSE, Instituto Politécnico do Porto.

Pereira, André Vaz. 2018. “Mulheres intérpretes na Associação de Classe dos Músicos Portugueses entre 1909 e 1933”. Paper presented at GuimaraMus 2018. Guimarães.

Pestana, Maria do Rosário. 2016. “Mulheres migrantes e o fado: Um estudo sobre discursos, políticas e práticas de identidade e memória”. Paper presented at the conference Exiliência de Mulheres no Mundo Lusófono (sécs. XX-XXI), Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Pestana, Maria do Rosário. 2017. “Nota sobre ‘Tão longe, tão perto: Periplus, deambulações luso gregas’, de Amélia Muge e Michales Loukovikas”. Paper presented at the conference Espaços literários e Territórios críticos – Para uma abordagem do espaço literário: Geopoética e geocrítica na transposição das fronteiras do conhecimento, Faculdade de Letras do Porto.

Pestana, Maria do Rosário, and Helena Marinho. 2018. “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Ponte, Ângela da. “A influência da música tradicional açoriana – uma abordagem na composição”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Rosa, Joaquim Carmelo. 2016. “’O Rei encontra a Rainha’: Música e emancipação feminina em Lisboa na transição para o século XX”, Paper presented at the conference VI Encontro Nacional de Investigação em Música, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Universidade de Aveiro.

Sá, Hélder. 2017. “A classe de violino da Academia de Amadores de Música entre 1906 e 1927: Contributos para o estudo da participação feminina nas suas actividades”. Paper presented at the Encontro Nacional de Investigação em Música 2017. Braga: Universidade do Minho.

Sá, Hélder. 2018. “A importância da Academia de Amadores de Música no ensino feminino: um olhar sobre a classe de violino nas primeiras duas décadas”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Sá, Joana. 2018. “À escuta: o aberto – criação musical como experiência topológica disruptiva”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Sá, Joana. 2017. “Beyond dualities and subjectivity – The performing body and the virtual”. Paper presented at the conference Electroacoustic Winds. Aveiro: University of Aveiro.

Santos, Bernardo. 2018. “Repertório português do séc. XX para jovens pianistas: O Alfabeto Musicalde Berta Alves de Sousa”. Paper presented at the conference Research Hands on Piano. Aveiro: University of Aveiro.

Santos, Bernardo. 2018. “Repertório português do séc. XX para jovens pianistas: O Alfabeto em Músicade Berta Alves de Sousa”. Lecture-recital presented at the Conservatório de Tatuí (Brazil).

Santos, Bernardo. 2018. “O Alfabeto em Música de Berta Alves de Sousa: breve análise e introdução à obra”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.

Silva, Manuel Deniz. 2017. “‘Moved to Tears by Spanish Music’: Elisa de Sousa Pedroso (1881-1958) and the Musical Exchanges between Portugal and Spain”. Paper presented at the conference Music, Nation and Region in the Iberian Peninsula, Universidade de Cambridge.

Silva, Manuel Deniz. 2017. “’Learned musicologist and woman of society’: Concert organiser Ema Câmara Reis (1897-1968) and gendered roles in Lisbon’s musical life in the first half of the 20th century”. Paper presented at The First International Conference on Women’s Work in Music, Universidade de Bangor, Setembro de 2017.

Silva, Manuel Deniz. 2018. “’A graça audaz e nervosa de um laço’: representações de género e sociabilidades femininas nos concertos de Divulgação Musical de Ema Câmara Reis (1924-1940)”. Paper presented at the conference “Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso”. Aveiro: University of Aveiro.